Sim, eu sou publicitária!


Acho que já pus este texto aqui, mas tem muito tempo...resolvi repor com algumas intervenções cirurgicas minhas! =)


1. PUBLICITÁRIA dorme. Pode parecer mentira, mas ela precisa dormir como qualquer outra pessoa. Não a acorde num Sábado, às 6 a.m.! Esqueça que ela tem telefone em casa, 34 celulares. Ligue só na 2a.

2. PUBLICITÁRIA come. Incrível, mas é verdade. PUBLICITÁRIA também precisa se alimentar, e tem hora para isso, na hora do almoço.

3. PUBLICITÁRIA pode ter família. Essa é a mais incrível de todas: mesmo sendo PUBLICITÁRIA, a pessoa precisa descansar no final de semana para poder dar atenção à família, aos amigos e a si própria, sem pensar ou falar sobre planejamento de mkt, mídia, parcerias, permutas, etc...

4. PUBLICITÁRIA, como qualquer cidadã, precisa de dinheiro. (Por essa você não esperava, né?). É surpreendente, mas ela também paga impostos, compra comida, paga aluguel, roupas e sapatos e vai a um cineminha para relaxar. E o fundamental: pode parecer bizarro, mas os livros para "UPLOAD" do profissional, os cursos, o operacional do escritório e a administração disso tudo não acontecem gratuitamente. Impressionante, não? Entendeu agora o motivo dela cobrar pelo Plano Comercial e pela Assessoria?

5. Não é possível resolver problemas de layout por telefone. Precisa comentar?


6. De uma vez por todas, vale reforçar: PUBLICITÁRIA não é vidente, não joga tarô e nem tem bola de cristal. Ela precisa rever os Planejamentos muitas vezes para maturá-lo e poder superar as expectativas. Se quiser um milagre, procure São Judas Tadeu que é especializado em causas impossíveis e deixe a pobre da PUBLICITÁRIA em paz.

7. PUBLICITÁRIA não é mágica! Ora você se assustou com isso? Sim ela não faz mágica da multiplicação da imagem; por isso, se você deseja um folder com fotos, forneça meios dela obter essas fotos. Contrate um fotógrafo ou faça você mesmo as fotos ou, ainda,pague pela compra delas num banco de imagens.

8. Em reuniões de amigos ou festas de família, a PUBLICITÁRIA deixa de ser PUBLICITÁRIA e reassume seu posto de amiga ou parente, exatamente como era antes dela passar no vestibular. Não peça conselhos sobre a logo da sua empresa, o folder que não deu certo ou o site que não funciona. Procure-a na segunda feira, combinado ?

9. Não existe apenas um estudozinho - qualquer estudo requer um conceito, horas de trabalho, e tem que ser pensado, estudado, analisado, impresso em provas e, é claro, cobrado. Esses tópicos podem parecer inconcebíveis a uma boa parte da população, mas servem para tornar a vida da PUBLICITÁRIA, normal...

10. Quanto ao uso do celular: celular, é ferramenta de trabalho. Por favor, ligue apenas quando necessário. Às 23 h, mesmo que você ainda duvide, a PUBLICITÁRIA pode estar fazendo alguma coisa que você nem pensou que ela fazia, como dormir ou namorar, por exemplo. Tem até PUBLICITÁRIA que gosta de ver um filminho na TV, sabia?

11. Antes de aparecer : por favor, marque hora. Se vc pular essa etapa, não fique andando de um lado para o outro na sala de espera.. Ela não tem culpa se você decidiu aparecer de última hora pra trocar idéias.

12. Quando se diz que o horário de fechamento de um arquivo é às 18h, não resolva enviar as 5.670 alterações às 17h30! Se resolver fazer isso, saiba o risco que corre do seu trabalho sair atrasado. Envie as 5.670 alterações até às 12h, pelo menos.

13. Na hora de aprovar um layout, por favor, aprove baseado em conceitos e não baseado no "ah! minha filhinha de 4 anos, a-do-ra cor de rosa!" ou então: "mas todo mundo faz assim". Se for para fazer "receita de bolo", você não precisa de PUBLICITÁRIA, você precisa de cozinheira ou o sobrinho dela que "mexe" com computador.

14. Infelizmente para você, a cada novo JOB, a PUBLICITÁRIA poderá e deverá fazer novos estudos, criar novos conceitos,mas isso tem um custo. Por favor, não tente subestimar nossa inteligência, tentando fazer mil mudanças em um layout antigo para não ser cobrado como um novo. Lembre-se: remendos novos em layouts velhos podem sair caros no final! É como reformar a casa: mais fácil e mais em conta construir uma nova

15. A PUBLICITÁRIA não deixará de cobrar o Planejamento de Mkt só porque você já gastou demais em outras coisas. As PUBLICITÁRIAS conhecem bem o ditado "O barato sai caro"!

16. A PUBLICITÁRIA que também é Mídia, Atendimento, Diagramadora, Assessora de Imprensa e Criação, não pode ser também a revisora de textos e, ainda, ter que lhe entregar tudo isso em uma semana e, pasme, aceitar receber R$ 250,00. E, absurdo dos absurdos: pagar todas as provas de impressão onde ela tenha que refazer tudo 10 vezes porque o editor vai corrigindo o texto nas provas ! Acredite! a Princesa Isabel acabou com a escravidão há muitos anos atrás!! Veja o documento no Museu Imperial de Petrópolis!


3 Pode comentar aqui e surtar junto comigo!:

disse...

Imprimi o texto em corpo 25 em um A3 e colei no mural da agência!

rs

beijos!

Drix disse...

Risos...adorei a idéia querida! Vou mandar para alguns colegas fazerem o mesmo! heheh.. Cheiro!

Mara faturi disse...

Muito bom..Tb sou publicitária;)
Mas, largay;))
Agora sou func. pública
...mas sinto saudades;)
bjo